domingo, 18 de agosto de 2013

O Senhor dos Ladrões

Daqui a pouco vão achar que eu só leio livros sobre ladrões :P
But this is a different ball game
Cidade de Ladrões e O Senhor dos Ladrões não têm nada a ver. Se vocês lerem a postagem sobre o "Cidade de Ladrões" (sobre o qual não vou discorrer, afinal, já falei sobre ele) e depois essa daqui, perceberão isso. Enfim, na minha opinião, o Senhor dos Ladrões tem tudo o que uma obra infanto-juvenil tem que ter: personagens legais, aventura, mistérios que vão se desdobrando de uma maneira interessante, tios maus... Com um complemento emocional e tocante (não gosto de "tocante", mas a palavra fofo ia fazer o livro parecer bobo) da questão adulto-criança, o que pode ser percebido logo de cara, pelo poema que abre a história (um que eu adoro e que vou fazer questão de copiar pra cá). Não é pra menos que rendeu alguns prêmios à autora. [que mais tarde se superaria com a linda trilogia do Mundo de Tinta]



Sobre a sinopse: o que vemos na contra-capa do livro não é nada de mais. Sim, contém alguns spoilers. Mas é basicamente isso: o feijão com arroz das sinopses. Até aí, tudo bem, tranquilo. Mas o pior de tudo é o que eu descobri quando pesquisava algumas informações para o blog. O site da Companhia das Letras, que editou o livro no Brasil, conta tudo D: Uma sinopse curta, sem graça e com muitos spoilers. Nem procurem essa sinopse antes de ler o livro. Bem, se você quer saber do que se trata a história, escrevi minha própria versão :) (quanta prepotência a minha, haha)

Livro: O Senhor dos Ladrões
Editora: Cia. das Letras
Autora: Cornelia Funke
Nome Original: Herr der Diebe (pois é, ela é alemã)
Tradução: Sonali Bertuol

Sinopse:
          Não é comum o herói de uma criança de cinco anos ser um ladrão. Porém, como poderia ser diferente se Bo e Próspero deviam a Scipio tanta coisa?
          Após a morte da irmã, a rica e insuportável Esther percebeu que o sobrinho Bo, com seus cabelos loiros e sua carinha de anjo, poderia ser o filho que ela não tinha. Mas apenas ele. Seu irmão mais velho Próspero seria mandado para um internato. Por isso eles fugiram, indo em direção à maravilhosa Veneza, presente em tantas histórias contadas pela mãe. 
          Não seria nada fácil, contudo, sobreviver nas ruas e ao vento frio do outono se eles não tivessem sido  acolhidos no Esconderijo das Estrelas, por outras três crianças. Era Scipio quem os mantinha ali, através dos produtos de seus roubos.
          Por essa razão, quando a misteriosa proposta de um roubo ofereceu em troca uma generosa recompensa, pareceu tão tentadora. É claro, não ia ser nada fácil, ainda mais com o detetive particular Victor em seu encalço. Mas Scipio vai querer mostrar que não escolheu o título de Senhor dos Ladrões à toa.


O poema que funciona como prefácio:

Os adultos não se lembram mais de como era
ser criança.
Mesmo quando dizem que sim...
Eles não lembram. Acredite.
Esqueceram tudo.
Como o mundo parecia grande.
Que podia ser difícil subir numa cadeira.
Como era sempre ter que olhar para cima?
Esqueceram.
Não se lembram.
Você também vai esquecer.
Às vezes, os adultos falam sobre como era boa
a sua infância.
Eles até sonham em voltar a ser criança.
Mas com o que eles sonhavam quando eram crianças?
Você sabe?
Acho que eles sonhavam com o momento em que finalmente 
seriam adultos.

Esses detalhes tornam os livros da Cornelia Funke muito caprichados. Outro exemplo são as ilustrações que abrem, e às vezes fecham, os parágrafos, feitas por ela mesma.

2 comentários:

  1. Gostei do poema! haha
    Não conhecia esse livro da Cornélia, fiquei com vontade de ler! *-* E, realmente, é triste quando a sinopse conta tudo u.u'' -já passei por isso-
    Gostei bastante do que você escreveu! =D

    Beijos!
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainah!

      Que bom que você gostou! É, a questão das sinopses é a nossa maior frustração... Elas podem ser incríveis, mas tem que ser bem feitas!

      Vou dar uma passada no seu blog também, viu ;)

      beijos

      Amirah

      Excluir