sábado, 7 de setembro de 2013

História do Rei Transparente

          Acho que o que eu tenho a dizer sobre esse livro, é que ele tem um pouco de literatura fantástica (será mesmo?) e um pouco de romance histórico. Aliás, é interessante notar que, como romance histórico, a autora dá uma achatada na História para caber todos os acontecimentos que ela queria na vida da mesma personagem. Então é bom saber que ninguém viveu o suficiente para ver tudo o que acontece no livro, mas nós termos a oportunidade de "ver" tudo isso acontecer é muito legal.


Tá, o livro é meio estranho, dependendo da sua expectativa, mas é gostoso de ler.



Sobre a sinopse: não tem sinopse na contracapa :O
          Estratégia muito usada hoje, substituíram a sinopse em seu espaço tradicional por comentários acerca do livro e da autora. E, pasmem, um dos comentários não é nem sobre esse livro, é sobre outro da mesma autora õ.ô E nem se preocuparam em disfarçar... Eu, particularmente, achei bem esquisito. 

          Enfim, eu não sei vocês, mas esses comentários em contracapa de livro não me empolgam tanto quanto uma boa capa, um bom nome, um assunto pelo qual eu me interesse, uma boa sinopse... Eu me interessei mais pelo livro pelo cavaleiro da capa, o nome engraçado e o fato da autora ser espanhola. Me fez pensar que o livro se passava na Espanha medieval, quando, na verdade, se passa na França (e acreditem, pra mim faz bastante diferença :P). Claro, um comentário positivo vindo de Mario Vargas Llosa, que já ganhou um Nobel de literatura, deve significar alguma coisa (mesmo que para outro livro), mas sei lá... O que vocês acham? 

Como não considero, nas minhas avaliações, o que consta na orelha, vamos pular então a avaliação da sinopse original.

Livro: História do Rei Transparente
Editora: Ediouro
Autora: Rosa Montero
Nome Original: Historia del Rey Transparente
Tradução: Joana Angélica d'Avila Melo

Sinopse:
          Leola é camponesa. Seu pai é camponês, seu irmão é camponês, seu noivo é camponês. Nada diferente do que se esperaria de uma família na França do século XII. A guerra, no entanto, leva tudo o que tem. Só resta a ela, como mulher sozinha, separada do homem que ama, lutar para sobreviver e, quem sabe, tentar tê-lo de volta. Mal sabe ela que, protegida sob uma armadura masculina, é que poderá viver como nunca sonhara.


Bem, para quem resolver se aventurar e ver por si mesmo: boa leitura!

Amirah

P.S.: Depois que vi o quão pequena ficou minha sinopse, surgiu uma sugestão para o problema que apresentei ali em cima (das contracapas sem sinopse): por que não pôr uma pequena sinopse junto aos elogios mais relevantes ao livro?

Um comentário:

  1. Nossa, sua sinopse me faria comprar o livro, com certeza!
    Sabe que este esquema de o livro ter elogios é bem normal mesmo o que honestamente para mim não faz muita diferença porque cada um tem seu estilo. Eles não colocam uma opinião boa e uma ruim, né?

    Abraços, Greice

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir